terça-feira, agosto 19, 2008

A bandeira do Brasil, está entre as mais feias do mundo

O site de um professor neozelandês, divulgou um ranking que elegeu as mais belas e mais feias bandeiras do mundo. A eleição leva em conta apenas o valor estético. Para fazer classificação, o filósofo Josh Parsons usou critérios pessoais, como a utilização de frases e mapas, o que, segundo a sua opinião, considera abominável em uma bandeira. Para Parsons, a bandeira do Brasil é a “mais feia entre todas as nações independentes”. Já a bandeira da Argentina, segundo ele, é considerada bela, com “boa escolha de cores”. A bandeira das Ilhas Marianas do Norte, ficou em último lugar por parecer feita de um “clip-art”.
As mais bonitas: 1º Gâmbia; 2º Paquistão;
3º Japão;
4º Somália;
5º Turquia, África do Sul, Israel, Cuba, Suíça,Vietnan;
6º Canadá, Ilhas Feroé, Coréia do Norte, Chile;
Botsuana, Eslováquia, Finlândia, São Cristóvão e Nevis;
8º Síria, Porto Rico;9º Islândia, Gabão, Namíbia, Catar, Bélgica, Áustria;
10º Dinamarca, Congo, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Libéria, Djibuti.
As piores bandeiras:
1º Ilhas Marianas do Norte;
2º Ilhas Virgens Americanas;
Guam;
4º Brasil;
El Salvador;
6º Moçambique;
7º Turcomenistão;
8º Ilhas Falkland;9º Samoa Americana, Bielorússia, Niue;
10º Zimbábue, Brunei, Tadjiquistão, Santa Helena, Aruba, Nicarágua, Belize, Bermudas, Granada, Paraguai, Fiji, Portugal, Ilhas Virgens Britânicas, Guatemala, Montserrat, Ilhas Cayman, Vaticano, Dominica, Ilhas Turks e Caicos, Chipre, Ruanda e Uganda.

Lamento não poder ajudá-lo, visto que todos temos nossos momentos de sandice. Sendo assim, clamo por piedade a esse chanceler "fashionista da beleza". Gosto é gosto! Cada um aprecia de um jeito. Irra!

Р

O professor neozelandes acha nossa bandeira feia. Isso é preocupante. Nossa bandeira é MUITO bonita e é uma verdadeira lição de história. Por exemplo, a frase que muitos criticam, poucos sabem a origem. Ela foi uma iniciativa de orientação positivista de Benjamin Constant (até aí todo mundo sabe). O problema é que o lema que Constant quis adotar foi mutilado e portanto deturpado. A frase original seria: AMOR, ORDEM E PROGRESSO, pois, seguiria a definição que Augusto Comte deu ao positivismo: " o Amor por princípio, a Ordem por base; o Progresso por fim”. Aí sim, o lema faria sentido. Há uma dúzia de projetos no Congresso propondo a adoção da frase original, o que eu acredito nunca vai acontecer.

Nota: colegas, leiam a biografia de Benjamin Constant, nem que pelo menos de uma página.

Foi engenheiro, professor elementar, professor do Instituto Militar (atual IME), Doutor em Matemática, abolicionista, fundador e presidente do Clube Militar, herói da Guerra do Paraguai, líder da insurreição republicana , fundador da República Brasileira (ele foi determinante em incitar o oficialato a transformar um simples protesto na Proclamação da República), Ministro do Exército, Ministro da Instrução Pública.

Afastado do governo por não compactuar com as "ações" do Pres. Deodoro, morreu em extrema pobreza em 1891. Foi o primeiro brasileiro a ser velado coberto com a bandeira que ajudou a criar.

A bandeira do Brasil foi trocada após a Proclamação em 1889, por um modelo similar à americana, que ficou medonha. A bandeira de São Paulo foi criada por Júlio Ribeiro, (o mesmo que escreveu A Carne, logo após a Abolição da Escravatura) para ser a bandeira do Brasil, sendo parte da sua campanha pela República.

Nenhum comentário:

Fora MST

Quem representa maior ameaça a paz mundial?

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros