quarta-feira, julho 15, 2009

OBAMA E TIO REI: FINALMENTE, JUNTOS!

.

OBAMA E TIO REI: FINALMENTE, JUNTOS!

Não temos como não dá a notícia. Tio Rei é um consolo para todos. NA LATA. Estou de volta.

Está um pouquinho atrasado, sei disso. Mas não resisto. Abaixo, destaco alguns trechos do discurso de Barack Obama, pronunciado no dia 11, em sua visita a Gana. Volto depois.

“Este é um novo momento de grandes promessas. Para realizar esta promessa, nós devemos primeiro reconhecer a verdade fundamental que vocês deram vida em Gana: desenvolvimento depende de um bom governo. Este é o ingrediente que esteve faltando em muitos países, por muito tempo. Esta é a mudança que pode fazer o potencial da África desabrochar”.

“A história oferece um veredicto claro: governos que respeitam a vontade do seu povo são mais prósperos, mais estáveis e tem mais sucesso que os governos que não respeitam”.

“Países como o Quênia, que tinha uma economia maior que a Coréia do Sul quando eu nasci, foram ultrapassados. Doenças e conflitos destruíram partes do continente africano. Em muitos lugares, as esperanças da geração do meu pai deram lugar ao cinismo e até desespero”.

Voltei Leram direitinho? O discurso foi feito em Gana, mas a mensagem, como ficou claro, foi destinada a todo o continente — especialmente à África subsaariana. Pois bem. Lembram-se da chamada crise de grãos de julho do ano passado? Alardeou-se mundo afora que o continente africano seria o mais prejudicado. E foram buscar a culpa nos países ricos. Este blogueiro escreveu, então, um artigo intitulado O contingente e o estrutural. Abaixo, segue um trecho. Raramente apanhei tanto. De “reacionário” a “racista”, sobrou xingamento pra todo lado. Leiam. Comento depois.

A África será o continente mais vitimado pela fome? Certamente. Porque já é. Porque é o mais pobre, mas também porque é o que concentra a maior quantidade de ditadores do planeta. O que mata mais no Zimbábue? A resposta: Robert Mugabe. Por mais que os países ricos decidam investir na África, todo esforço será inútil se o dinheiro for parar em paraísos fiscais, na conta de gorilas assassinos e chefes de gangue. O esforço humanitário no continente deveria ser, antes de tudo, político. Mas quem se importa? Quem garante hoje a permanência de Mugabe no poder? É o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, que também lidera o Congresso Nacional Africano. Ele é hoje mais perverso com os negros da Antiga Rodésia do que era o regime do apartheid sul-africano. A crise de alimentos pode, sim, ser especialmente perversa na África - porque qualquer crise de alcance global será sempre especialmente perversa no Continente. Os fatores contingentes podem ter resposta igualmente contingentes. Mas o problema, por lá, é estrutural. O déficit de democracia é muito maior do que o de grãos. Comento Pois é. Qual é a diferença entre o que se disse aqui e o discurso de Obama? Nenhuma! Ou, vá lá, há uma pequena: eu posso dar nome aos gorilas, e ele, por razões diplomáticas, não. Se escrevi o que escrevi porque, disseram, sou um “reacionário”, Obama disse o que disse porque é um “progressista”, certo?

Nenhum comentário:

Fora MST

Quem representa maior ameaça a paz mundial?

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros