terça-feira, maio 19, 2009

Petrobrás x Enron - A fraude que desestutura

.
Os problemas da Petrobrás , são de ordem muito mais profundas. Nenhuma politicagem, por mais interesseira que possa se apresentar, é mais nociva que as artimanhas do poder que corroe as estruturas dessa economia mista brasileira.
Aprontem o papel higiênico que vem muita coisa podre por aí. E o governo vai querer a todo custo usar o esfíncter (tropa de choque) para segurar a caca (fonte que financia a ideologia mundo a fora ) e que gera o adubo do seu pasto. 
Certamente que a Petrobrás, tem muito a explicar, desde  fraudes externas, quantos as internas. 
Ambas, fatores recorrentes, determinantes e fundamentais, a existência de oportunidades, a corrupção, o conflito de interesses e a falta de controles eficientes.
A CPI, tem mecanismos úteis para dirimir o futuro que se quer dar a petrobrás. E isso do Governo dizer que é irresponsabilidade, é balela. É responsabilidade de quem tem o dever para com a empresa, os acionistas e o cidadão que é  dono e responde pela União.
Um governo ético tem é obrigação de mandar apurar e não incentivar a corupção com  essa história que querer barrar a todo custo a investigação.
Não existe no setor público justificativa válida para não se ter transparência, para ocultar dados de ações públicas, administrações e nem para impedir o acesso simplificado a este tipo de informaçõo por parte de representantes da sociedade, como os Senadores e a imprensa.
Não podemos esquecer o que aconteceu com a Enron (Empresa do setor de energia e sétima maior corporação ) nos EUA em 2001, que entrou para a história como a maior, mais espetacular e mais rápida falência de todos os tempos.
A Enron, era um sucesso absoluto de crítica e público em Wall Street. E seus executivos fraudaram os balanços e enganaram seus acionistas e empregados. Faliram a empresa e saíram com os bolsos cheios em mais de 1 bilhão. Eles escondiam os prejuízos, igual os Ptralhas estão fazendo por aqui.
Entenda o processo que a levou a bancarrota aqui.
Álvaro Dias desdenha de Sérgio Gabrielli
.
Da Folha Online:
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) desdenhou nesta segunda-feira o depoimento que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, pretende fazer no plenário do Senado para esclarecer as dúvidas dos senadores. A estatal é suspeita de sonegação fiscal e fazer repasses irregulares de royalties a prefeituras. Ele também afirmou que a oposição vai precisar lutar contra a "pressão" do governo federal contra a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras. "A mim não altera absolutamente nada a palavra do presidente da Petrobras. Ele não vai me convencer, os fatos já existem", afirmou o senador durante gravação do programa de entrevistas "Roda Viva", da TV Cultura. "A palavra do presidente da Petrobras não absolve ninguém que tenha praticado eventualmente um ato ilícito. A palavra do presidente da Petrobras não é habeas corpus para corrupção de ninguém." Dias disse também que a oposição terá de se preparar para as "pressões" do governo federal. "Vamos ter que resistir à força da pressão que tem o governo sobre o Congresso. Evidente que teremos uma CPI com força governista e nós vamos ter que fazer o possível", disse. Ao ser questionado sobre o desempenho das ações da Petrobras com a instalação da CPI, Dias afirmou que uma possível desvalorização também pode ocorrer em escândalos de corrupção e impunidade. "O que desvaloriza é corrupção, impunidade. Isso desvaloriza, isso joga no chão, isso quebra a empresa. Agora, buscar seriedade, de forma nenhuma isso desvaloriza a empresa.
"
*
 
Não tem nada que justifique a corrupção, muito menos a corporativa. Quanto mais poder se dá ao aspone, maior e mais pesada é a sua mão na prática do roubo. Que peguem o tubarão desta vez, pois já estamos fartos das piabas e lambaris. 

Pq nenhum senador do PT assinou CPI da Petrobras?

Veja lista dos 32 senadores que assinaram o requerimento da CPI da Petrobras  Publicidade MÁRCIO FALCÃO da Folha Online, em Brasília  O Senado criou hoje uma CPI para investigar a Petrobras. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO) atendeu o pedido da oposição e autorizou a leitura do requerimento que pede uma investigação para apurar possíveis irregularidades constatadas pela Polícia Federal na empresa. A Petrobras não se manifestou.  A CPI também vai apurar denúncias de sonegação fiscal e supostas irregularidades no repasse de royalties a prefeituras. (Saiba o que a CPI quer investigar sobre a Petrobras)  O requerimento de criação da CPI foi lido hoje com a assinatura de 32 senadores. Para instalar a comissão são necessários, no mínimo, 27 nomes.  O prazo para retirar o nome do requerimento acaba à meia-noite. O pedido de retirada pode ser feito por fax. Nenhuma assinatura havia sido retirada até as 13h.  Veja abaixo a lista de senadores que assinaram o requerimento:  Álvaro Dias (PSDB-PR)  Sérgio Guerra (PSDB-PE)  Marco Maciel (DEM-PE)  Lucia Vânia (PSDB-GO)  Antonio Carlos Junior (DEM-BA)  Agripino Maia (DEM-RN)  Raimundo Colombo (DEM-SC)  Cristovam Buarque (PDT-DF)  Efraim Morais (DEM-PB)  Pedro Simon (PMDB-RS)  Jarbas Vaconcelos (PMDB-PE)  Cícero Lucena (PSDB-PB)  Demóstenes Torres (DEM-GO)  Jayme Campos (DEM-MT)  Heráclito Fortes (DEM-PI)  Mario Couto (PSDB- PA)  Eduardo Azeredo (PSDB-MG)  Flexa Ribeiro (PSDB-  Kátia Abreu (DEM-TO)  Romeu Tuma (PTB-SP)  Arthur Virgílio (PSDB-AM)  Adelmir Santana (DEM-DF)  Marconi Perillo (PSDB-GO)  Mão Santa (PMDB-PI)  João Tenório (PSDB-AL)  Gilberto Goellner (DEM-MT)  Marisa Serrano (PSDB-MS)  Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)  Papaléo Paes (PSDB-AP)  Tasso Jereissatti (PSDB-CE)  Geraldo Mesquita (PMDB-AC)  Maria do Carmo (DEM-SE)
Dois retiraram depois: Senador Cristovão Buarque (esse é um idiota demagogo que se faz de santinho do pau oco) E Adelmir Santana, um homem sem entranhas.

Nenhum comentário:

Fora MST

Quem representa maior ameaça a paz mundial?

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros